sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Boa viagem

Esse ano ela havia prometido que acertaria na mala. Tudo bem, ela não era boba. Sabia que o excesso de roupas sempre existiria. Sabia que voltar para casa com blusas intactas era um fato que se repetia a cada ano. E sabia que não era hoje que entraria no mundo das estranhas criaturas compactas e econômicas em suas bagagens. Não era aos panos que se referia. O que havia sabiamente prometido era que deixaria em casa a sacola dos problemas. Todos os anos, essa inconveniente bagagem de mão acompanhava a sua viagem pro paraíso, não cabia no compartimento da aeronave (o que causava um desconforto nas pernas durante todo o vôo) e, estranhamente, rasgava uma das alças durante o desembarque. Era assim, e não se sabia explicar o motivo. Talvez o próprio conteúdo da sacola já falasse por si só. Esse ano, então, seria diferente. Não foi um decreto. Não foi um esforço. Foi a pura e espontânea felicidade que havia tratado de aposentar os problemas. Esse ano era dela. Essa criatura (sim, a felicidade) não anda por aí em qualquer esquina, mas, quando resolveu dar o ar da graça, chegou em onda. Com uma força e elegância inimagináveis. Tomou as rédeas da vida da menina cansada e séria e dominou, num piscar de olhos, o mais incrível turbilhão de boas energias, boas sensações e bons momentos que agora caíam do céu como chuva forte e refrescante. Ela tinha esse poder, a felicidade. O sorriso da menina de olhos castanhos passou a não mais caber no rosto, e então ela agora distribuía por aí. " É verão" , dizia ela. " É verão no Rio de Janeiro. Mas é verão em mim também". E em alguns momentos, quando chegava na paz de sua casa, ela largava a bolsa no quarto, olhava para a felicidade em pé, ali na sua frente, e logo dava um abraço, sem saber como poderia demonstrar estar tão grata. E brindavam juntas, com cerveja bem gelada, essa coisa intangível e imprevisível que carinhosamente chamavam de vida.

12 comentários:

  1. Obrigada aos anônimos que sempre marcam presença por aqui!

    : )

    ResponderExcluir
  2. Dona Luiza,
    Meus parabéns. Um amigo meu me indicou seu blog após saber que você foi uma das melhores redações do ENEM. Parabéns pelo blog, vou lendo aos poucos.
    Beijos
    Vinícius Antunes

    ResponderExcluir
  3. Luiza,
    Como o amigo aqui em cima, visitei o seu blog após ler uma matéria no globo on line. Só posso parabenizá-la por ter tanta sensibilidade ao escrever...seus textos, seus pensamentos e a forma como você deixa suas ideias fluirem são divinamente inspiradores! Mais uma vez , parabéns!!

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Galera, obrigada pela visita e pelos comentários!
    Sejam bem-vindos ao "Um café e a conta".
    Realmente, estou muuuuito feliz com o resultado do vestibular! E espero que essa Medicina ainda me deixe um tempinho pra vir aqui escrever, desabafar e dizer o que vier na mente.

    beijo grande p vcs!

    Lu.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto.Voce tem talento,descobri seu blog no globbo on line.Um abraço do Japão.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.

    Conheci seu blog através da matéria do Globo e achei seus textos muito bons. Tive que indicar para o meu amigo (que já comentou aqui e é também habilidoso com as palavras) Vinícius Antunes. Gosto da maneira como você dá densidade aos pequenos textos, fazendo do simples algo bastante consistente. Admiro quem consegue fazer isso e você demonstra bastante talento. Que continue assim e que seja bem sucedida na medicina também. Minha noiva é médica residente e eu sei o quão puxada é a vida na medicina, então prepare-se para encarar a faculdade e tente, sempre que puder, manter esse espaço aqui vivo.
    Parabéns pelo blog e pelo vestibular!

    Bjs,
    Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luiza!
    Assim como os comentários acima, eu também conheci seu blog através da matéria na Megazine e vou dizer, você me inspirou a voltar pra blogosfera, só que com outra perspectiva. Espero seguir a mesma linha que você e passar pra medicina!
    Desejo tudo de bom pra você na faculdade, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. "E que o verão no seu sorriso nunca acabe." ; )

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza,
    A anônima professora de francês que te escreve já descobriu, lendo seus outros textos e as reações que eles provocam, que você escolheu medicina. Puxa ! Que médica mais sensível os futuros pacientes vão ter. Mas a medicina, além do dom de tratar que ela te confere, terá com você como profissional a sensibilidade artística nela garantida.Considero a medicina ciência e arte em igual proporção. E, com você, Luiza, que decididamente tem o dom da escrita, a medicina vai sair ganhando em sensibilidade. Que não deixe então de tratar de sua poesia distribuindo-a conosco

    ResponderExcluir