quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bem acompanhada

Gosto de pensar, nas minhas infinitas distrações diárias, que estar sozinho não é o mesmo que estar solitário. Tenho a sensação de que estar solitário é estar sem ninguém e querer uma companhia, enquanto estar sozinho é estar na doce e, muitas vezes, despercebida companhia de si próprio. É deixar a alma falar tudo aquilo que a atormenta diariamente e encarar de frente os assuntos deixados de lado por péssimos ouvintes que somos com nós mesmos. É se bastar, por uma tarde que seja, com o carinho e a generosidade próprios; com a atenção e o repouso que a mente, sempre doada a outrem, às vezes precisa como presente nosso pra gente.

Por isso, não tenha medo de estar sozinho. De ouvir, às vezes até pela primeira vez, o que a companhia lá de dentro pede, fala, agradece, clama, chora ou, no meu caso, grita.

Um comentário:

  1. A meditação é o caminho para a conversa consigo próprio. E a conversa consigo próprio é o caminho para o conhecimento interior! Procurando nos conhecer interiormente, acabamos entendendo como pensamos, como a mente tenta mecanizar os fatos vividos na experiência cotidiana na tentativa de nos dominar. Quando chegamos a sobrepujar a mente e nos deixamos ser conduzidos pelo coração, a mente vira nossa escrava. E então passamos a ver o mundo (nele as pessoas) sobre outro prisma. O da sabedoria. E a verdadeira vida se descobre!!!!

    ResponderExcluir